INDICAÇÕES
na asma, bronquite, coqueluche: Parte usada -óleo da castanha: extrai-se o óleo das sementes e pinga-se 3-5 gotas na comida ( 2X ao dia).
na asma, bronquite, coqueluche e resfriados:Parte usada- caroços: deixar ferventar 15-20 caroços de pequi, escorrer a água até os caroços secarem. Colocar em um frasco de vidro e completar com óleo vegetal previamente esquentado. Utilizar o óleo 2x ao dia nas principais refeições ou dissolver 1 colher de café do óleo de pequi em 1 colher de café de mel e tomar 2x ao dia.
afrodisíaco e tônico: Parte usada-caroços:deixar por vários dias 15-20 caroços de pequi em repouso na cachaça. Tomar 2 colheres de sopa ao dia.
Comer pequi além de saudável e agradável, é uma ciência, quase uma arte: a polpa macia e saborosa deve ser comida com cuidado, uma vez que esta cobre uma camada de terríveis espinhos que, se mordidos, fincam-se sem piedade na língua e no céu da boca, provocando dores irritantes e levando o descuidado ao hospital. O sabor vale porém, o risco; além disso, com o tempo, qualquer um domina a técnica.
"O Garanço se regalava com os pequís, relando devegar nos dentes aquela polpa amarela enjoada. Aceitei não, daquilo não provo: por demais distraído que sou, sempre receei dar nos espinhos, craváveis em língua" João Guimarães Rosa, Grande sertão: veredas pg. 184.
http://www.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=611
Um comentário:
Professor sou de Araraquara e gostaria de saber o valor do óleo de pequi e onde encontro para comprar. meu email kleberfagnani@coengi.com.br
(16) 9785-3915
Postar um comentário