O bolo que quatro crianças de Campinas, a 100 km de São Paulo, comeram na quarta-feira (5) estava envenenado. De acordo com análise preliminar do Instituto de Criminalística o doce tinha resíduos de veneno. O laudo preliminar apontou que a substância encontrada no alimento é o carbofuran, um produto usado principalmente no combate a pragas das lavouras. A polícia desconfia de envenenamento criminoso e investiga uma das vizinhas das crianças.
Sobre o Veneno
O Carbofuran, possui várias marcas comercializadas no Brasil, sendo a mais conhecida o Furadan, fabricado pela FMC Corporation.
CARBOFURAN, chamado também de FURADAN e CURATERR, com nome oficial pela IUPAC de 2,3-diidro-2,2-dimetil-benzofuranil-metilcarbamato possui um leve odor de fenol, é estável à luz, umidade e meio ligeiramente ácido. É instável em meio alcalino.
Entre os carbamatos, é o mais utilizado como inseticida nematicida e acaricida em alguns países do mundo, a maioria do terceiro mundo.
O tributo pago por esta popularidade na agricultura é a contaminação de alimentos, água e ar e, por extensão, os efeitos no homem, nos animais e peixes.
O Furadan, devido ao seu mecanismo de ação (anticolinesterásico), promove uma intoxicação aguda que geralmente leva à morte, seja por inalação ou contato. Se, por exemplo, for agregado a uma carcaça de bezerro morto por uma onça, além da onça, matará os urubus, as moscas, os pequenos carnívoros que tocarem na carcaça.Ao ser aplicado em uma lavoura e levado pelo vento colocará em risco imediato, pássaros, polinizadores, anfíbios e tudo o que for tocado por ele.
obs 1:Observe que o veneno se acumula ao longo da cadeia alimentar o que o torna um potente veneno.
obs 2:Talvez por ter um leve odor de fenol e dependendo da quantidade colocada, seu cheiro pode não ter sido percebido pelas crianças.
Fique de olho na saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário