

Estava agora por volta das 11:30horas neste domingo dia 2 de março de 2008 no Hipermercado EXTRA na Av dos Expedicionários, bairro Montense, na cidade de Fortaleza, onde vi acontecer uma demonstração de poder, como jamais tinha visto, por parte de um consumidor.
Existe lá, conforme contei, mais de 40 caixas registradoras e apenas 19 estavam abertas.
Como resultado da aglomeração de centenas, senão milhares de pessoas, por ser início do mês, a menor fila tinha pelo menos 15 carrinhos.
O piso estava molhado pois a maioria das pessoas estava com pizzas congeladas,carnes resfriadas e congeladas, frango congelado, queijos, presuntos, salsichas, leites de saco tipo C, iogurte (tipo bate-gut) e etc que ao terem a temperatura elevada começavam a"suar" e escorrer.
Todos sabemos que devemos deixar os alimentos perecíveis para o final das compras justamente porque devem ficar sob refrigeração sob pena de se estragarem ou de haver crescimento microbiano facilitado.
Se possível devemos inclusive levar um isopor no carro para acondicionar os produtos até chegarmos em casa e não desviar o caminho de casa se houver perecíveis no carro.
Pois bem, o condicionador de ar do Extra estava quebrado, pessoas suando mesmo, filas enormes e a mercadoria, como falei, derretendo.Eu mesmo estava na fila havia 35 minutos com uma bandeja de peito de frango e outra de filé mignon já completamente descongelados.
Derrepente uma pessoa se aproxima, um homem na faixa de 35 anos, numa posição central de todas as filas e começa a gritar:
Existe lá, conforme contei, mais de 40 caixas registradoras e apenas 19 estavam abertas.
Como resultado da aglomeração de centenas, senão milhares de pessoas, por ser início do mês, a menor fila tinha pelo menos 15 carrinhos.
O piso estava molhado pois a maioria das pessoas estava com pizzas congeladas,carnes resfriadas e congeladas, frango congelado, queijos, presuntos, salsichas, leites de saco tipo C, iogurte (tipo bate-gut) e etc que ao terem a temperatura elevada começavam a"suar" e escorrer.
Todos sabemos que devemos deixar os alimentos perecíveis para o final das compras justamente porque devem ficar sob refrigeração sob pena de se estragarem ou de haver crescimento microbiano facilitado.
Se possível devemos inclusive levar um isopor no carro para acondicionar os produtos até chegarmos em casa e não desviar o caminho de casa se houver perecíveis no carro.
Pois bem, o condicionador de ar do Extra estava quebrado, pessoas suando mesmo, filas enormes e a mercadoria, como falei, derretendo.Eu mesmo estava na fila havia 35 minutos com uma bandeja de peito de frango e outra de filé mignon já completamente descongelados.
Derrepente uma pessoa se aproxima, um homem na faixa de 35 anos, numa posição central de todas as filas e começa a gritar:
"Gente, estamos aqui todos há pelo menos 40 minutos, nossos alimentos estão deteriorando, descongelando.Nem a metade dos caixas está aberto.Hoje é domingo, estou com minha filha em casa com diarréia e vim apenas comprar um franguinho para ela comer e não consigo sair do mesmo lugar da fila a 30minutos.E vocês que vieram fazer umas comprinhas já era para estarem em casa ou curtindo sua praia dominical.Isto é um absurdo!! "
As pessoas começam a se agitar e gritar...tem razão!! falta de respeito!!
Ele continua andando de um lado para outro por entre as filas e a falar:"- temos que tomar uma atitude.Sempre venho aqui e estas filas enormes continuam.O ar condicionado esta quebrado!! Vamos na loja do Extra do Shopping Iguatemi para ver se lá não está tudo as mil maravilhas??Aposto que está tudo funcionando!!Isto é preconceito porque estamos no bairro Montese!!Somos tratados como bichos!!Como escória!!
Não estamos aqui recebendo favor de ninguém!!
Estamos pagando e pagando caro, muito caro!!
Vamos embora que aposto que amanhã muitos caixas estarão funcionando!!Tome atitude gente!!Que adianta reclamar e não fazermos nada?"
Então vi pelo menos 30 % das pessoas abandonarem seus carros no local mesmo e sair do hipermercado.
Ele terminou: isso aqui é uma budega, e nós somos todos otários!!!Somos Otários gente!!Um bando de otários!
Vamos gente, ao menos gritem:budega!!
E por 1 minuto vi umas 150 pessoas gritarem:budega!!budega!!budega!!
Vi claramente alí naquela cena diante de mim que o consumidor tem o poder de decisão.
O salário mínimo agora subiu em torno de 8,5% e o pãozinho francês subirá 10%.Na tv, ontem a noite, um economista dizia: só nos resta fazer algo que no primeiro mundo todo mundo faz: boicotar!!
Fiquei muito feliz com aquela atitude do cidadão, deixei meu carrinho também e fiz a minha parte enquanto consumidor.
Acho que cenas como esta deveriam se repetir enquanto nossos direitos estiverem sendo desrespeitados nos bancos, supermercados e consultórios médicos onde esperamos no mínimo 1hora como se nos estivessem fazendo favor!!
Ao sair vi muitas pessoas cumprimentarem o rapaz e muitas outras ligando para a TV e jornais relatando o fato.
Em meio a tanta alienação das pessoas hoje em dia, este episódio é no mínimo, encorajador e nos leva a acreditar que as pessoas podem sim mudar algo e fazerem valer os seus direitos!
A palavra está facultada.......
As pessoas começam a se agitar e gritar...tem razão!! falta de respeito!!
Ele continua andando de um lado para outro por entre as filas e a falar:"- temos que tomar uma atitude.Sempre venho aqui e estas filas enormes continuam.O ar condicionado esta quebrado!! Vamos na loja do Extra do Shopping Iguatemi para ver se lá não está tudo as mil maravilhas??Aposto que está tudo funcionando!!Isto é preconceito porque estamos no bairro Montese!!Somos tratados como bichos!!Como escória!!
Não estamos aqui recebendo favor de ninguém!!
Estamos pagando e pagando caro, muito caro!!
Vamos embora que aposto que amanhã muitos caixas estarão funcionando!!Tome atitude gente!!Que adianta reclamar e não fazermos nada?"
Então vi pelo menos 30 % das pessoas abandonarem seus carros no local mesmo e sair do hipermercado.
Ele terminou: isso aqui é uma budega, e nós somos todos otários!!!Somos Otários gente!!Um bando de otários!
Vamos gente, ao menos gritem:budega!!
E por 1 minuto vi umas 150 pessoas gritarem:budega!!budega!!budega!!
Vi claramente alí naquela cena diante de mim que o consumidor tem o poder de decisão.
O salário mínimo agora subiu em torno de 8,5% e o pãozinho francês subirá 10%.Na tv, ontem a noite, um economista dizia: só nos resta fazer algo que no primeiro mundo todo mundo faz: boicotar!!
Fiquei muito feliz com aquela atitude do cidadão, deixei meu carrinho também e fiz a minha parte enquanto consumidor.
Acho que cenas como esta deveriam se repetir enquanto nossos direitos estiverem sendo desrespeitados nos bancos, supermercados e consultórios médicos onde esperamos no mínimo 1hora como se nos estivessem fazendo favor!!
Ao sair vi muitas pessoas cumprimentarem o rapaz e muitas outras ligando para a TV e jornais relatando o fato.
Em meio a tanta alienação das pessoas hoje em dia, este episódio é no mínimo, encorajador e nos leva a acreditar que as pessoas podem sim mudar algo e fazerem valer os seus direitos!
A palavra está facultada.......
2 comentários:
é mesmo viu! a mais pura verdade! temos que corer atrás de nossos direitoss, para que consigamos o mínimo de respeitoo somenteee!!!!
gostei da atitude deleee!!
é issu aí!!!
valeu pela experiênciaaa!
Nossa!, acontece a mesma coisa aqui no Extra de João Pessoa em dia de domingo... muitos caixa vazios e as filas lotadas pena que ainda nao teve nenhum heroi para fazer uma manifestação desse tipo pq aqui tava precisando.
Postar um comentário