Darcy Arruda: titular da Delegacia do ConsumidorCarnes estragadas, produtos com prazo de validade vencida e até excrementos de ratos e baratas entre mercadorias. Estas foram algumas das irregularidades encontradas no interior do Supermercado Porto Novo, em Itacibá, Cariacica, durante vistorias feitas por fiscais do Procon estadual e da Vigilância Sanitária, com apoio de uma equipe de policiais da Delegacia do Consumidor.
De acordo com o titular da Decon, Darcy Arruda, esta já é a segunda loja da rede de supermercados Porto Novo que foi lacrada e impedida de funcionar por conta do estado deplorável em que foram encontradas.
"Há cerca de 30 dias nós fizemos uma operação nesse supermercado mas na loja de Porto Canoa. Nós fechamos o supermercado em função das irregularidades encontradas e dessa vez não foi diferente. Nós encontramos vários problemas. Diante disso nós tomamos uma atitude mais drástica e fechamos também esse estabelecimento.
Segundo o delegado, o Procon e a vigilância sanitária já haviam notificado o supermercado sobre as irregularidades. Fiscais estiveram no estabelecimento, constataram problemas e deram prazo de 30 dias para que o local fosse adequado às normas determinadas pelos órgãos públicos.
Mesmo com a notificação, a situação persistiu e na tarde desta quinta-feira (31), a loja foi lacrada por tempo indeterminado. Segundo o delegado, a decisão não cabe recursos e o único meio de a loja voltar a funcionar é a eliminação das irregularidades.
No supermercado visitado, destaca o delegado, o que mais chamou a atenção da equipe foram as condições do depósito. Segundo ele, várias mercadorias expostas ao tempo e estocadas de maneira imprópria foram encontradas.
Além do fechamento do supermercado, o supervisor geral da rede, Osmar Gonçalves da Silva, foi autuado em flagrante e teve de pagar fiança no valor de R$ 6 mil para não ir para a cadeia.
A rede de supermercados Porto Novo é formada por seis lojas e o delegado Darcy Arruda garante: todas receberão a visita da polícia após o fechamento de outra unidade.
"Todas elas serão vistoriadas. Os proprietários devem ter bom senso e se adequar às normas da Vigilância Sanitária para que o consumidor tenha tranqüilidade para comprar um produto. Não podemos mais admitir que os consumidores levem para casa produtos impróprios".
Em toda a Grande Vitória oito supermercados foram interditados e outros sete foram lacrados somente neste ano por falhas na estrutura física e no armazenamento e conservação das mercadorias, principalmente as destinadas ao consumo.
Fonte: Gazeta on Line
FIQUE DE OLHO NA SAÚDE!
Um comentário:
nossa.. finalmente estão agindo! ao menos não estão esperando alguém morrer para tomar atitudes em relação à saúde!!!!
[]´s
Carol
Postar um comentário