Alimento & saúde
Do sabão de coco ao detergente
Cláudio Lima
24 Abr 2010 - 15h28min
A palavra detergente tem origem na palavra grega ``detergere`` que significa limpar, limpo. Para nós que trabalhamos na produção de alimentos em indústrias, empresas ou mesmo nas cozinhas domésticas, limpar, significa remover as sujeiras do ambiente, dos equipamentos e dos utensílios. Retirando a sujeira, os resíduos de alimentos e a gordura desses locais, estamos deixando o ambiente limpo. Mas, ao comprar detergente, o consumidor deve ficar atento ao rótulo.
A substância química que está presente na composição dos detergentes e que facilita sua ação chama-se tensoativo. O tensoativo é uma molécula química que reduz a tensão superficial de um líquido. Essa ação facilita a remoção das sujidades e das gorduras. Pois bem. A biodegradabilidade desse tensoativo é que vai determinar o seu grau de poluição quando em contato com o meio ambiente. Os tensoativos que não são biodegradáveis, ao serem usados nas formulações dos detergentes para lavar louça, alcançam os rios poluindo-os. Esses tensoativos formam bastante espuma.
A grande quantidade de espuma formada impede a oxigenação da água dos rios e córregos, pois dificulta o contato do oxigênio atmosférico com o corpo d-água. Isso provoca a morte de peixes e de outros animais no seu habitat.Essa poluição também dificulta, e muito, o tratamento da água pela companhia de abastecimento das cidades.Esse tipo de tensoativo faz parte da classe de substâncias químicas conhecidas como disruptores endócrinos - que são compostos químicos com estrutura química semelhante aos hormônios femininos. Os disruptores endócrinos provocam sérios problemas hormonais em animais e seres humanos, além de câncer e várias anomalias.
Essas substâncias também podem ocasionar alergias, principalmente em pessoas com pele sensível. Por isso, ao comprar detergente, você deve procurar no rótulo a informação - tensoativo biodegradável. Isso garante que o detergente não agride a natureza. Para lavar uma pequena quantidade de louça, duas ou três gotas de detergente na esponja, resolve. Pesquisas com donas de casa já revelaram que para elas, quanto mais espuma formar o detergente, mais forte é a sua ação de limpeza. O que, absolutamente, não é verdade. Para cozinhas domésticas eu costumo indicar o bom e velho sabão de coco em barra.
>> Cláudio Lima é engenheiro de alimentos do Instituto Centec, especialista em alimentos e saúde pública, mestre em tecnologia de alimentos e autor de três livros. claudiolima@opovo.com.br
DICAS
> Use apenas algumas gotas na esponja para lavar louça;
> Verifique no rótulo se contém a informação ``tensoativo biodegradável`` e ``dermatologicamente testado``;
> Jamais use detergente para fazer a higienização de frutas e verduras;
> Você pode utilizar sabão de coco para lavar louça, pois esse não possui substâncias poluidoras.